Postagens populares

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Porque entender e respeitar as variações Linguísticas na Sociedade Contemporânea?


VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

Estamos diante de uma realidade multifacetada , altamente diversificada em que estão presentes pessoas de várias raças, crenças, ideologias, etnias etc, o que torna-se extremamente natural encontrarmos falares diferentes, haja vista, as distâncias geográficas que compreendem o imenso território Brasileiro.
A linguística atual revela que uma língua não é homogenia e deve ser entendida justamente pelo que caracteriza o homem – a diversidade, a possibilidade de mudanças, eis aí o fenômeno da variação linguística. Sendo assim, percebe-se que não existe linguagem mais ou menos correta, o importante é o ato de comunicar-se da forma mais adequada de acordo com o meio, com a situação. Logo, percebe-se a língua como fenômeno social, sujeita a questionamentos e repercussões, haja vista que esta é um código de comunicação, e para tanto está sujeita a indagações.
Em uma linguagem sistemática e coerente podem ocorrer formas diferentes de se efetuar a língua, uma vez que variam no espaço, variação diatópica, no tempo, variação diacrônica, e no indivíduo, a social., por isso, é natural encontrarmos pessoas com falares e sotaques diferenciados, níveis de linguagem também diferentes, a esse fenômeno chamamos de variação linguística, são reflexos, são partes, são pedaços, são fragmentos desse imenso território Brasileiro, que ora nos separa pelo aspecto geográfico, ora pelas circunstâncias sociais, e ora pelo momento histórico.
Portanto, é preciso entender e respeitar as variações linguísticas, percebendo que não existe linguagem melhor ou pior, assim como o certo ou errado, o que precisamos entender é que a língua como fator social esta linterligada à uma "rede" de falantes, de níveis sociais diferentes, faixa etária diferente, regiões diferentes, enfim, por isso, é preciso estar atento na forma mais adequada de comunicar-se, dependendo é claro desses pré requisitos.
Assista ao vídeo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário