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quarta-feira, 8 de junho de 2011

Como as diferenças sociais e raciais influenciam o processo ensino-aprendizagem?



A proposta de uma educação voltada para a diversidade coloca a todos nós educadores, o grande desafio de estar atentos às diferenças sociais e raciais e de buscar o domínio de um saber crítico que permita interpretá-las. Pois a escola apesar de ser um ambiente onde se encontra a maior diversidade cultural, torna-se também um palco de grande discriminação. Diante dessa realidade é que o professor precisa trabalhar essas diferenças e ser um facilitador do processo ensino-aprendizagem. Por que na maioria das vezes ele não se dá conta de que acaba camuflando as dificuldades do aluno que muitas vezes está vinculada a sua cultura que é ignorada e desrespeitada.

Segundo PIERUCCI, "Trabalhar igualmente essas diferenças não é uma tarefa fácil para o professor, porque para lidar com elas é necessário compreender como a diversidade se manifesta e em que contexto. Portanto, pensar uma educação escolar que integre as questões étnico-raciais significa progredir na discussão a respeito das desigualdades sociais, das diferenças raciais e outros níveis e no direito de ser diferente, ampliando, assim, as propostas curriculares do país, buscando uma educação mais democrática."

É claro que temos ciência de que é praticamente impossível uma escola igual para todos, mas temos também a consciência de que seja possível a construção de uma escola que reconheça que os alunos são diferentes, que possuem uma cultura diversa e que repense o currículo, a partir da realidade existente dentro de uma lógica de igualdade e de direitos sociais. Pois apesar de no mundo existir diversas diferenças, no fundo todo mundo nasce igual, como reafirmava John Locke, todos tem de ter os mesmos direitos, independente da diferença racial ou social.
Veja o vídeo

Um comentário:

  1. observamos a desigualdades sociais ao longo do processo histórico que se deu com escravidão,e persiste de alguma forma ou outra nos dias atuais de forma a menas,mas visivelmente notório nas classes sociais..No seu discurso é visivel este questionamento,mas é necessário que os educadores tenham mesmo uma visão crítica para estimular em sue aprendizes,sua cultura,sua crença,seus valores independentemente de clase ou raça,educar para uma sociedade mais justa e igualitária onde todos tenham direitos iguais...mesmo que sejam uma utopia mais eles precisam acreditar nessa sociedade socialista!

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