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quarta-feira, 8 de junho de 2011

Habitação urbana e campesina

Em se tratando de Letramento e desigualdades sociais, podemos trabalhar estas questões com os alunos interdisciplinarmente, transversando o Estudo da História e da Geografia,  com as outras disciplinas, aproveitando o tema da moradia no território urbano e campesino. Aproveito as reflexões do Prof. Adauto Lucio Cardoso, prof. da UFRJ que escreve sobre dificuldades urbanas e políticas habitacionais, onde ele evidencia que a habitação é um direito básico de cidadania. Enfatiza ainda que o exercício deste direito, tem como pressuposto a possibilidade de acesso ao solo regulada pelo direito de propriedade. Parece complexo discutir isso com as crianças, mas não é. O suficiente é elaborarmos, através da transposição didática, para a linguagem infanto juvenil, os quetionamentos que nos inquietam: Por que há tanta disparidade entre moradias, tanto na cidadse como no campo? Por que há  populações que persistem na permanância em situações ded risco? A qualidade da moradia retrata a qualidade de vida?
Este projeto da moradia encontrará em cada disciplina, motivaçoes suficientes para a elaboração de excelentes trabalhos por  um bimestre rico de reflexões, oportunizando assim a criticidade dos alunos.

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