Postagens populares

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Por Que no meio em que vivemos persiste o abismo entre ricos e pobres? Por Que as pessoas se conformam com sua situação oprimida?



São indagações polêmicas, que não tem uma resposta simples ou fácil de ser encontrada mas o importante é que elas sirvam para desnaturalizar e desenvolver um senso crítico maior nos alunos, criando cidadãos que pensem em suas comunidades e saibam que suas opções individuais são elementos construtores da cidade que habitam. Entretanto muitos alunos nunca experimentaram a pobreza, nunca tiveram que dormir com fome ou tremendo de frio. Isso demonstra a necessidade de estes conhecerem a sua própria realidade para que possam analisá-la criticamente e conseqüentemente busquem combatê-la.

Afinal a desigualdade social é um grande problema que aborda o mundo inteiro e também está presente no Brasil inclusive esta é uma das maiores do mundo, todo dia vemos ou ouvimos falar em violência, moradores de rua, preconceito, prostituição infantil, entre outros.

O capitalismo é um dos principais causadores da desigualdade no mundo, embora ela esteja impregnando a história desde o feudalismo, por isso notamos que a desigualdade é um fato muito antigo, e sempre sem solução devido as suas múltiplas causas, como por exemplo: a falta de acesso a educação, a política fiscal injusta, os baixos salários, e a dificuldade de dispor recursos básicos, como saneamento, saúde e transporte para citar apenas algumas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário